O que é Acreditação Hospitalar? Print Email

A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. 


O que é  Acreditação Hospitalar? 

A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização mas um programa de educação continuada.

Quem pode aderir ao processo de Acreditação?

Toda organização prestadora de serviços de saúde. 


Porque participar de um programa de Acreditação?

Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.

A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.


Quem Certifica?

Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo dessa Organização é, juntamente ao Ministério da Saúde,  promover a melhoria da qualidade da saúde e sua assistência em todo o país. 


Quem pode me orientar na busca pela certificação?

Atualmente existem diversas empresas especializadas nesse tipo de consultoria no mercado brasileiro. Alem disso, muitos Fornecedores Hospitalares, cada um em seu setor de atuação, já estão adequados as exigências técnicas do ONA e podem orientar administradores no processo de busca pela certificação em cada área. A Wareline, pioneira na área de TI Hospitalar e entidade parceira da SBIS (Sociedade Brasilera de Informática em Saúde) já possui o certificado da primeira fase desse processo e esta apta a orientar seus clientes quando for necessário.


Por onde devo começar?

Primeiramente deve-se atentar a sensibilização de toda a equipe ao objetivo, as metas e, principalmente, as melhorias esperadas ao longo do Processo. A conquista do título de hospital acreditado pode demorar entre 6 meses e 1 ano, dependendo do porte da unidade e da adesão da equipe. Palestras e cursos são importantes para envolver todos os funcionários nesse novo ambiente. A seguir são escolhidos os facilitadores (funcionários encarregados de fazer o processo acontecer no dia-a-dia da organização).  O Manual Internacional de Padrões contêm 11 funções das atividades essenciais para o desenvolvimento assistencial, de gestão e operacional em uma instituição de saúde hospitalar. Essas funções serão como guias de apoio para o inicio do projeto e são elas:

1.    Acesso e Continuidade do Cuidado 

2.    Direitos do Paciente e Familiares

3.    Avaliação do Paciente

4.    Cuidados ao Paciente

5.    Educação do Paciente e Familiares

6.    Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente

7.    Prevenção e Controle de Infecções

8.    Governo, Liderança e Direção

9.    Gerenciamento do Ambiente Hospitalar e Segurança

10.  Educação e Qualificação de Profissionais

11.  Gerenciamento da Informação 


Quais as diferenças entre o Processo ISO e a Acreditação Hospitalar?

Além da avaliação dentro dos padrões da ISO, a Acreditacao acrescenta ainda uma avaliação global dos recursos institucionais. É um processo que tende a garantir a qualidade da assistência, através de padrões previamente aceitos, conforme a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde e ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além da legislação vigente no país.

- Na ISO, a avaliação do processo é feita por técnicos especializados na área administrativa. Já na Acreditação, a comissão avaliadora é composta por médicos, enfermeiros e administradores hospitalares, entre outros, numa equipe multidisciplinar que permite a avaliação global.



- Na Acreditação todos os setores são avaliados, inclusive os terceirizados, e a avaliação verifica os investimentos em treinamento e educação continuada. 

Quais as principais vantagens da Acreditação Hospitalar?

-        Segurança para os paciente e profissionais;

-        Qualidade da assistência;

-        Construção de equipe e melhoria contínua;

-        Útil instrumento de gerenciamento;

-        Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira;

-        O caminho para a melhoria contínua. 

“No futuro significará um diferencial de mercado, uma marca reconhecida pelos usuários”, ressalta o superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA)


Linha de Crédito

Um bom indício de que a busca pelo certificado deve se ampliar veio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em outubro do ano passado a instituição publicou a norma 636/2002, que trata da criação de uma linha de crédito atraente e específica para os hospitais participantes do processo de acreditação. O objetivo é facilitar a implantação das adequações, que podem significar desde a realização de obras civis caras ou a compra de novos equipamentos.

Fonte: Wareline Informatização hospitalar
http://www.wareline.com.br/novo/index.php?option=com_content&task=view&id=75&Itemid=44


{backbutton}

 
Clientes Inovar

Banner
Banner
Banner